Como Tirar Mancha de Canetinha do Sofá - Quero Limpo

Quem tem criança em casa sabe que uma canetinha pode fazer um grande estrago, seja no móvel, na parede ou no sofá. E como tirar essa mancha de canetinha do sofá? Sendo ele de courino, veludo, pano ou tecido?

Agora imagine que o sofá em questão está na recepção de uma empresa com grande circulação de pessoas. Ficaria muito feio, não é mesmo? Móveis sujos ou manchados estragam a aparência de um ambiente.

Porém, existem algumas substâncias testadas e comprovadas que funcionam muito bem para a limpeza. Entre elas estão o álcool, o vinagre e, para as manchas mais claras, água e sabão.

Como Tirar Mancha de Canetinha do Sofá
Como Tirar Mancha de Canetinha do Sofá

 

Mas é necessário agir imediatamente quando ocorrem esses pequenos acidentes do dia a dia.

Ou seja, a sua limpeza deve ser feita o mais rápido possível. Quanto mais tempo ela permanecer, mais difícil será sua remoção.

ALGUNS CUIDADOS ANTES DE COMEÇAR A TIRAR MANCHA DE CANETINHA DO SOFÁ

Se você decidiu saber como tirar mancha de canetinha do sofá por conta própria, será preciso tomar algumas precauções.

Afinal, sem os devidos cuidados, em vez de ter um sofá reformado, você terá mais um problema a resolver.

Os métodos de remoção de manchas descritos abaixo são para sofás de tecido, couro e microfibra. Cada estofamento possui tecidos e estruturas diferentes, com formas próprias de limpeza.

A primeira coisa que você deve fazer é procurar no sofá uma etiqueta com as recomendações do fabricante. Essas instruções geralmente ficam escondidas dentro do móvel.

Caso você não encontre essas instruções de limpeza, identifique o tipo de tecido do seu estofamento e pesquise quais produtos servem para ele.

Importante destacar que antes de usar qualquer coisa para tirar mancha de caneta do sofá, teste a solução em uma área escondida do móvel. Observe o resultado e se não há alteração no material.

MÉTODOS CASEIROS PARA TIRAR MANCHA DE CANETINHA FUNCIONAM?

Os métodos caseiros de limpeza caseiros não são fáceis e às vezes pouco práticos, ainda assim a Quero Limpo tem algumas dicas para vocês.

1 – Como tirar manchas de canetinha do sofá de tecido?

Em sofá de tecido há uma variedade de combinações. Uma delas pode ser usado uma combinação de detergente e vinagre. Você vai precisar dos seguintes itens:

– Duas colheres de chá de vinagre branco;

– Uma colher de sopa de detergente neutro;

– Uma xícara de água;

– Um recipiente para misturar os ingredientes;

– Um pano limpo.

Estando com estes ingredientes agora é mãos à obra:

Como Tirar Mancha de Canetinha do Sofá
Como Tirar Mancha de Canetinha do Sofá

 

Misture o detergente, o vinagre e a água, após esfregue de forma delicada a solução obtida com o auxílio de um pano limpo. Atenção não esfregue muito para a mancha não se espalhar. O ideal é deixar agir por uns dez minutos. Ao final enxágue bem e retire o excesso de umidade com um pano seco.

Um método mais simples é utilizar álcool

Neste caso utilize o álcool líquido, água e um pano seco e limpo.

Basta umedecer o pano com o álcool, colocar o pano sob o risco da canetinha, pressionar durante trinta segundos e depois esfregar no sentido do risco (de fora para dentro). Repita o mesmo processo até sair a mancha da caneta.

Depois, pegue um pano limpo e seco e seque o local, se ainda estiver um pouco manchado, utilize shampoo de neném (neutro), dilua em um pouco de água e misture, depois pegue uma escova e passe no local.

Se a mancha não sair utilize shampoo de neném (neutro)

Dilua em um pouco de água e misture, depois pegue uma escova e passe no local.

Depois passe um pano seco e limpo para secar o sofá.

Outra opção como vinagre é utilizar bicarbonato, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

– Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;

– Detergente neutro;

– Vinagre branco.

Caso a mancha for recente e não estiver seca, coloque o bicarbonato de sódio e esfregue o local. Depois, aplique o vinagre sobre a mancha, com o detergente neutro, intercalando a cada dois minutos com o bicarbonato de sódio, vá esfregando até sair a mancha.

Você também pode usar spray fixador para cabelo. Aplique o spray na superfície e depois esfregue com algodão até a mancha sair.

Em sofá de couro ou vinil também é possível remover manchas, mas é bom lembrar que quanto mais velha for a mancha mais difícil é a remoção.

O primeiro método que vamos ensinar basta usar água e detergente neutro:

– Você irá precisar de água e detergente de louça. Aplique esta mistura com um pano limpo e remova-a com um pano úmido e depois seque. Este método pode ser muito efetivo para uma mancha ainda fresca.

Uma outra forma é utilizar o shampoo de neném (neutro)

– Utilize shampoo de neném (neutro), dilua em um pouco de água e misture, depois pegue uma escova e passe no local. Depois passe um pano seco e limpo para secar o sofá e pronto!

Outra opção é utilizar álcool e glicerina

Utilize:

– Duas colheres de sopa de álcool;

– Uma colher de sopa de glicerina.

Como Tirar Mancha de Canetinha do Sofá
Como Tirar Mancha de Canetinha do Sofá

 

Primeiro, escolha um lugar do sofá não muito visível e faça um teste para ver se não mancha. Caso tudo ocorra bem, aplique a solução com o auxílio de um algodão na mancha e esfregue suavemente. Troque de algodão à medida que este vai sujando.

Não tem álcool? Use spray de cabelo (laquê)

 

Em sua composição, o produto tem boa quantidade de álcool e pode ser usado como uma alternativa.

Após o processo, é recomendável que você aplique um hidratante de couro na região afetada do sofá.

Todas estas dicas caseiras são úteis, mas um serviço profissional para remoção de manchas é fundamental. A Quero Limpo é uma empresa do Rio de Janeiro especializada em higienização e impermeabilização de sofás, estofados e mais.

Entre em contato conosco pelo (21) 3900-7344, funcionamos de segunda a sábado das 09h às 18h.

Write a comment