Como Limpar Tapete Peludo ? - Quero Limpo

Limpeza de Tapete Peludo

Você adquiriu um lindo tapete peludo, ele tem estilo, passa aquele ar de aconchego e deixou seu ambiente do jeito que você sempre sonhou! Mas você sabe como cuidar desse tipo de tapete? Afinal essa linha de tapete tem uma maior facilidade para acumular umidade e poeira. Por isso, a higienização frequente é fundamental.

De que materiais são feitos os tapetes peludos?

Há dois tipos de tapetes peludos no mercado, os feitos com fibras naturais e os sintéticos. O tapete felpudo de fibra natural apresenta maior maciez. Com no mínimo 4cm de altura, e costuma ser mais macio que os outros tipos de tapetes.

Os modelos feitos com matérias sintéticos, como nylon, são mais resistentes e podem ser limpos com maior facilidade. Vale mencionar que a opção 100% nylon pode ter até 7cm de altura. Sendo assim, é recomendável considerar o fluxo de pessoas no ambiente e condições de uso do tapete para saber qual a melhor opção.

O mais importante, porém, na hora de escolher seu tapete é saber qual função você deseja dar a ele. A partir daí, torna-se mais fácil decidir se um tapete peludo é sua melhor opção. Além da pelagem, devemos considerar que o tapete está em contato direto com o chão, o que aumenta ainda mais o acúmulo de sujeira e a proliferação de ácaros, fungos e bactérias. E esse é o ambiente perfeito para que provoquem reações alérgicas e outras doenças.

Sem contar que é muito comum que animais de estimação urinem nos tapetes, que as crianças sujem e manchem o tapete brincando.

Para evitar as alergias respiratórias e garantir o bem-estar da sua família, é muito importante manter todos os tapetes limpos e higienizados.

Atenta a esse cuidado que você deve ter em sua casa, a Quero Limpo trouxe um guia completo de como lavar tapete peludo, seja à mão, na máquina ou a seco. Nesse passo a passo, você irá aprender a higienizar seu tapete preservando o estado e a vida útil do tecido.

Como lavar tapete peludo em casa?

Para higienizar corretamente o seu tapete, a contratação de um serviço de limpeza profissional é sempre a garantia de que nada de errado acontecerá, mas é possível economizar fazendo a limpeza você mesmo.

Nesse caso, como a ideia é economizar dinheiro, esqueça os produtos químicos pois podem ser caros e o que queremos aqui é que você utilize produtos que já tem em casa para facilitar o processo.

Siga as dicas abaixo de como limpar seu tapete peludo e ele estará pronto para ser usado todos os dias:

Lavar o tapete peludo à mão é a opção mais indicada. Afinal, é possível fazer uma boa higienização dos tecidos sem danificar a peça. Por isso, essa técnica é principalmente recomendada para tapetes em materiais mais rígidos, como o látex e o sisal, por exemplo, que não devem ser lavados na máquina. Confira o passo a passo abaixo:

Utilize detergente neutro para a lavagem.

  1. O primeiro passo de como limpar tapete peludo é estendê-lo no chão, em uma área externa, molhando toda a superfície do item. Depois, misture 100ml de detergente neutro em dois litros de água. Após umedecer a peça inteira, jogue o sabão e esfregue os pelos com uma escova bem macia.

  2. Enxágue o sabão

  3. Depois de esfregá-lo com a escova, retire todo o sabão do tapete com água. Em seguida, acrescente 100ml de vinagre a dois litros de água e espalhe o líquido sobre o tecido com ajuda de uma escova macia ou um rodo. Deixe por dois minutos e enxágue. Essa etapa é importante para deixar os pelos mais macios e soltos.

  4. Finalize com o amaciante

O amaciante é superimportante para deixar o seu tapete cheiroso e macio. Para isso, dilua duas tampinhas do produto em dois litros de água, espalhando por toda a superfície do tapete. Esfregue com uma escova macia e deixe agir por 10 minutos.

Depois, enxágue para retirar o excesso do produto e estenda o tapete para secar à sombra. Deixe-o secar naturalmente, evitando torcer ou dobrar a superfície.

Este é o modo mais prático de como lavar tapete. Porém, a técnica só funciona para itens que possuem tecidos mais leves e podem ir à máquina. Por isso, antes de optar por esse modelo de limpeza, verifique a etiqueta do produto. Caso seja permitido, abaixo, confira como lavar tapete peludo na máquina.

Lavando na máquina!

  1. Retire o excesso de sujeira

Antes de lavar tapete felpudo na máquina, o ideal é retirar o excesso de sujeira. Para isso, esfregue a superfície do tapete com uma vassoura ou escova, ambas de cerdas macias.

  1. Leve à máquina de lavar

  2. Após retirar o excesso de sujeira, coloque o tapete na máquina no nível alto de água, na modalidade de lavagem pesada ou delicada. Adicione amaciante e duas colheres de sopa de vinagre no compartimento próprio para sabão no equipamento. Depois, é só deixar a máquina finalizar a limpeza e colocar o tapete para secar à sombra.

Como lavar o tapete a seco.

A limpeza a seco é uma boa opção para fazer uma higienização nas fibras do tecido, retirando ácaros, fungos e bactérias que podem se alojar nas superfícies do tapete. Esse também é um dos métodos que mais preserva a vida útil do produto. Por isso, confira como lavar tapete a seco abaixo.

  1. Faça a mistura para limpeza

Para fazer a higienização a seco, é necessário preparar uma mistura para limpeza. Para isso, coloque três colheres de sopa de amido de milho com a mesma quantidade de bicarbonato de sódio em um recipiente.

  1. Aplique a mistura pelo tapete

  2. O passo mais importante de como lavar tapete de pelo é espalhar a mistura de limpeza a seco por toda a superfície do tapete. Em seguida, deixe o produto agir por aproximadamente 30 minutos.

  3. Retire o produto com o aspirador de pó

  4. Após o tempo determinado, remova a mistura com o aspirador de pó. Durante esse processo, seja cuidadoso para que o equipamento não danifique os pelos do tapete.

Limpeza profissional do tapete.

Mesmo tendo todos os cuidados é sempre bom lembrar que a Quero Limpo faz esta limpeza profissional a seco do seu tapete peludo. Afinal, esse processo consegue entregar resultados ainda melhores.

Isso porque, a limpeza profissional oferece um método mais completo, em que até as camadas mais profundas do tapete são higienizadas. Inclusive, tudo feito com produtos específicos que cuidam das peças de forma correta.

Ou seja, em uma única limpeza será possível tratar as fibras do tecido com técnicas adequadas, além de manter a peça livre de microrganismos. Assim, você deixa a sua casa protegida de fungos, bactérias, ácaros e afins.

Todo o processo é feito com produtos e métodos eficazes, desse modo, é possível manter o tapete completamente limpo e protegido. Então conheça a Quero Limpo, uma empresa do Rio de Janeiro especializada em higienização e impermeabilização de sofás, estofados e mais.

Entre em contato conosco pelo (21) 3900-7344, funcionamos de segunda a sábado das 09:00 horas até às 18:00 horas.

Write a comment