Tapetes felpudos são charmosos, dão um ar de aconchego, além de serem um item certeiro para decorar e compor o ambiente. Mas tudo isso tem um preço! Os tapetes de pelo acumulam poeira e sujam com facilidade. Por este motivo é necessário saber como limpá-los. Qualquer descuido e você pode deixar este belo item em um estado nada agradável. Muitos consumidores desistem de comprar este tipo de tapete para a sala pois temem não apenas a sujeira, mas o trabalho que podem ter na manutenção com ele. Mas, temos abaixo algumas dicas que vão mostrar que há um grande mito em relação a limpeza de tapete felpudo.
Todo o tipo de tapete merece o seu devido cuidado, inspirá-lo e limpá-lo tem de ser parte da rotina dos afazeres domésticos; estes cuidados também devem ser tomados pois ele é um chamariz, trazendo conforto para quem pisa ou para quem se senta nele, por exemplo, os pets e bebes. Exatamente por isso, ele tende a acumular alguns elementos que podem se mesclar com suas fibras. Isso não ocorre, por exemplo, com um tapete de sisal, que é plano e tem as fibras mais unidas. Assim, é comum que o tapete de pelo acumule poeira, pelos de animais e outros componentes alérgenos.
Se você deseja lavar a seco, serão necessários os seguintes passos: 1. Use o aspirador de pó com um lençol de algodão, ou um tecido de nylon sobre a peça, e faça a sucção antes de lavar a seco, isso deve ser feito pois algumas peças são bastante delicadas. Essa proteção atuará como um filtro evitando que os fios sejam sugados e detalhes do desenho estragados. 2. Os produtos devem ser muito bem diluídos, coloque em uma vasilha um litro de água e três colheres de lava roupa líquido;
Se você é daqueles que não gosta de perder tempo e já prefere limpar seu tapete imediatamente, assim que cai uma sujeira nele, seguem algumas dicas: 1. Urina de animal Antes de qualquer coisa, coloque um papel toalha sobre a mancha para absorver o máximo possível do resíduo. Depois, basta misturar um lava roupa líquido com água, na proporção de 1/4 de xícara para 1 litro de água. Mexa vigorosamente para fazer espuma, pois ela facilita a penetração de forma homogênea no tapete. Se ele for muito felpudo, vale a pena incluir um amaciante na solução, para garantir a maciez.
No momento de escovar o tapete, além de uma escova de cerdas macias, para não danificar, é importante seguir a direção dos pelos. Esfregue devagar e suavemente, para remover a sujeira sem estragar as fibras. Além disso, nunca utilize vassouras, rodos e escovas com cerdas firmes, pois elas podem alterar a textura, que é o charme do tapete felpudo.
Se apenas passar aspirador de pó e retirar manchas pontualmente não for o suficiente, tome alguns cuidados antes de enviar o tapete para a máquina de lavar. Nesse caso, o ideal é que você faça uma pré-lavagem.
Como é uma peça que encare facilmente, primeiramente, você deve bater o tapete, varrer e passar aspirador de pó para tirar as poeiras mais leves. Feito isso, deixe-o de molho em água e sabão por 30 minutos.