Limpeza de Tapete Felpudo - Quero Limpo

Tapetes felpudos são charmosos, dão um ar de aconchego, além de serem um item certeiro para decorar e compor o ambiente. Mas tudo isso tem um preço!

Os tapetes de pelo acumulam poeira e sujam com facilidade. Por este motivo é necessário saber como limpá-los. Qualquer descuido e você pode deixar este belo item em um estado nada agradável.

Muitos consumidores desistem de comprar este tipo de tapete para a sala pois temem não apenas a sujeira, mas o trabalho que podem ter na manutenção com ele. Mas, temos abaixo algumas dicas que vão mostrar que há um grande mito em relação a limpeza de tapete felpudo.

Todo tapete merece cuidado!

Todo o tipo de tapete merece o seu devido cuidado, inspirá-lo e limpá-lo tem de ser parte da rotina dos afazeres domésticos; estes cuidados também devem ser tomados pois ele é um chamariz, trazendo conforto para quem pisa ou para quem se senta nele, por exemplo, os pets e bebes.

Exatamente por isso, ele tende a acumular alguns elementos que podem se mesclar com suas fibras. Isso não ocorre, por exemplo, com um tapete de sisal, que é plano e tem as fibras mais unidas. Assim, é comum que o tapete de pelo acumule poeira, pelos de animais e outros componentes alérgenos.

Sendo assim, o tapete felpudo deve ter uma manutenção mais severa, pois além de ficar sujo e estragar facilmente, você pode acabar com outros problemas. Um exemplo: se existem migalhas no tapete, embrenhadas no tecido, você pode atrair formigas e outros insetos.

Isso sem falar nas alergias que podem ser causadas nos moradores de sua casa e a isto podemos incluir os pets.

formas-de-lavar-tapete-felpudo

Mãos à obra na limpeza do tapete felpudo.

Se você deseja lavar a seco, serão necessários os seguintes passos:

  1. Use o aspirador de pó com um lençol de algodão, ou um tecido de nylon sobre a peça, e faça a sucção antes de lavar a seco, isso deve ser feito pois algumas peças são bastante delicadas. Essa proteção atuará como um filtro evitando que os fios sejam sugados e detalhes do desenho estragados.

  2. Os produtos devem ser muito bem diluídos, coloque em uma vasilha um litro de água e três colheres de lava roupa líquido;

    1. misture bem;

    2. com o auxílio de um funil, coloque em um borrifador e espirre;

    3. passe uma escova macia delicadamente em todo o tapete;

    4. após escovado, passe um pano molhado em água;

    5. esprema bem e passe novamente para retirar o produto;

    6. lave o pano quantas vezes forem necessárias para retirar todo o resíduo;

    7. limpe também a parte de trás do tapete;

    8. para finalizar, em um litro de água, coloque meia tampa de eliminador de odor, meia tampa de amaciante e meia tampa de desinfetante;

    9. encha um borrifador com a mistura e aplique nos dois lados do seu tapete felpudo.

Nesse caso, o borrifador é indispensável para equilibrar a quantidade do produto no tapete, evitando que ele fique muito molhado. Além disso, passar o pano molhado é importante para que o produto seja bem eliminado, evitando que os fios endureçam.

Muita atenção: Escolha um pano de cor clara e que não solte tinta. O tapete só deve voltar ao ambiente quando estiver totalmente seco.

Limpeza imediata

Se você é daqueles que não gosta de perder tempo e já prefere limpar seu tapete imediatamente, assim que cai uma sujeira nele, seguem algumas dicas:

  1. Urina de animal

    1. Antes de qualquer coisa, coloque um papel toalha sobre a mancha para absorver o máximo possível do resíduo. Depois, basta misturar um lava roupa líquido com água, na proporção de 1/4 de xícara para 1 litro de água.

    2. Mexa vigorosamente para fazer espuma, pois ela facilita a penetração de forma homogênea no tapete. Se ele for muito felpudo, vale a pena incluir um amaciante na solução, para garantir a maciez.

    3. Umedeça a superfície do tapete com esse líquido e limpe com uma escova macia. Após essa etapa, finalize com um pano úmido e deixe secar naturalmente, ou utilize um secador de cabelos para agilizar o processo.

Atenção!

Como acessórios decorativos, os tapetes estão sujeitos aos mais diversos acidentes com bebidas, molhos e outros elementos. Em alguns casos, é possível recorrer a uma solução de sabão líquido e água para remover as manchas e a sujeira excessiva.

Observe que, para tirar uma mancha mais pesada e difícil, a limpeza deve ser diferente do modo a seco já citado. Nesse caso, as porções dos produtos e os procedimentos são um pouco diferentes.

Cuide da durabilidade do seu tapete

No momento de escovar o tapete, além de uma escova de cerdas macias, para não danificar, é importante seguir a direção dos pelos.

Esfregue devagar e suavemente, para remover a sujeira sem estragar as fibras. Além disso, nunca utilize vassouras, rodos e escovas com cerdas firmes, pois elas podem alterar a textura, que é o charme do tapete felpudo.

Outra dica importante é evitar o acúmulo de poeira, pode parecer óbvio, quanto menos poeira no seu tapete felpudo, melhor a peça vai ficar. Ou seja, mais bonito e com as fibras mais ajeitadas, além de mais saudável para as crianças brincarem nele. Sendo assim, a localização do seu tapete é primordial, evite portas e janelas, dê preferência a ambientes fechados e em dias de grande ventania feche as entradas de ar dos cômodos, como portas e janelas.

Seja prevenido, faça uma pré-lavagem

Se apenas passar aspirador de pó e retirar manchas pontualmente não for o suficiente, tome alguns cuidados antes de enviar o tapete para a máquina de lavar. Nesse caso, o ideal é que você faça uma pré-lavagem.

como-lavar-tapete-felpudo-1
Como é uma peça que encare facilmente, primeiramente, você deve bater o tapete, varrer e passar aspirador de pó para tirar as poeiras mais leves. Feito isso, deixe-o de molho em água e sabão por 30 minutos.

Depois, faça uso de uma vassoura para espalhar e esfregar o produto por toda a superfície enquanto retira os maiores detritos. Em seguida, enxágue para tirar o sabão e inicie o processo normal de lavagem; se possível, selecionando na máquina um modo para tapetes.

Como você viu, não é tão complicado assim cuidar do seu tapete felpudo, mas uma ajuda profissional sempre é bem vinda, não é mesmo?

Então conheça a Quero Limpo, uma empresa do Rio de Janeiro especializada em higienização e impermeabilização de sofás, estofados e mais.

Entre em contato conosco pelo (21) 3900-7344, funcionamos de segunda a sábado das 09:00 horas até às 18:00 horas.

Write a comment