Primeiramente vamos falar de um problema que é muito mais importante do que o dilema estético e até mesmo a repulsa por ter um colchão sujo.
O principal problema aqui é o grande atentado à saúde de todos os que dormem nele, ou até mesmo os que frequentam o ambiente, como por exemplo os filhos.
Isto acontece porque o colchão, mesmo com a melhor tecnologia de materiais de hoje, é de fato o ambiente perfeito para a criação de seres chamados ácaros.
Além deles podemos citar uma grande quantidade de outros microorganismos além do acúmulo de poeira no local. Tudo isto faz com que você possa estar sob o risco de ter várias doenças.
Uma prova disto são os sintomas causados no corpo por um colchão sujo:
- Irritação nos olhos;
- Tosse;
- Espirros;
- Coceira no nariz;
- Lágrimas;
- Irritação na pele;
Estes são somente os sintomas de que você provavelmente está entrando em contato constante com microorganismos ou mesmo fungos e poeira.
Entretanto, se este contato se intensifica, é possível encontrar as seguintes doenças:
Bronquite: a famosa inflamação dos brônquios podem ser causadas pela poeira ou mesmo por algumas bactérias presentes no colchão. Embora normalmente não cause problemas muito sérios, ainda garante a falta de ar e tosse com muco.
Sinusite: a reação normal de nosso corpo é ter quadros de acúmulo de muco e inflamação no seio da face quando constantemente expostos a estes patógenos. Então, ter uma intensa dor no rosto será muitas vezes inevitável.
Pneumonia: esta é uma forma de infecção muito mais grave que afeta todo o pulmão. Sendo possível muitas vezes levar a óbito. Por isso, é importante tomar muito cuidado e procurar ajuda médica caso os sintomas apareçam.
Histoplasmose: Esta é uma doença grave que causa uma espécie de micose nos pulmões.