Podemos encontrar diferentes tipos de tecido de tapete, para cada ambiente, existe um tipo de tecido adequado que você pode mesclar na decoração, os tecidos também apresentam características e modos diferentes de cuidar, abaixo, listamos os principais tipos mais comuns.
Quais os tipos de tecido de tapete mais comuns?
Para escolher corretamente os tecidos do tapete, é necessário considerar necessidades e objetivos, por exemplo, se você deseja ter um tapete que seja durável e resistente, é importante escolher o microfibra, para ser macio e confortável o algodão passe a ser a melhor opção.
1.º Patchwork
É um trabalho que consiste em diferentes formas e cores, que formam desenhos geométricos, é possível utilizar diferentes materiais de tecido, desde couro até algodão, já que a ideia é realizar o reaproveitamento de retalhos.
2.º Buclê
Sua fabricação ocorre com fibras contínuas, que podem ser de algodão ou de lã, e também com materiais sintéticos como nylon e polipropileno, é um tapete muito prático e que facilita a decoração, já que possui diversas cores e estampas.
3.º Frufru ou Pelo Cortado
É parecido com o modelo anterior, no entanto, seus cachos são cortados, proporcionando um aspecto aveludado ao seu tapete, neste modelo, os seus laços são cortados.
4.º Tapete alto trânsito
Como o nome já sugere, é indicado para ambientes com grande volume de pessoas, pode ser facilmente encontrado em lojas, escritórios, indústrias, a matéria-prima utilizada na fabricação é sintética, podendo ser produzido inclusive com borracha.
Seu uso é indicado para locais com grande circulação de pessoas, por exemplo, em capachos.
5.º Fibras naturais
Um dos materiais utilizados é o algodão, também podem ser utilizados seda, lã, linho, rami, coco, a fibra não possui mais aquela característica rústica, atualmente encontramos belos modelos com formas geométricas e estampas diferentes que se adaptam para vários ambientes.
6.º Kilim
Este é um dos modelos mais antigos de tapetes, é um modelo parecido com o bordado, dessa forma, não há pelos em sua superfície, este modelo é tão antigo que não há uma data exata de lançamento, podemos encontrar muitas histórias a respeito desse modelo.
7.º Poliéster
O poliéster pode ser uma boa escolha para quem quer um modelo que seja durável, este é também um modelo forte e resistente, que possui uma excelente durabilidade, além disso, este é um material que pode ser lavado na máquina.
Diferenças de tecido natural e sintético
Os tecidos naturais são produzidos com algodão, lã que são extraídos de plantas e animais, o tecido sintético por outro lado, são fabricados a partir de produtos químicos, como o nylon e poliéster, por exemplo, se você deseja ter um ambiente com aspecto mais natural, é conveniente ter tapetes de algodão, pois proporcionam mais maciez.
Como preservar tapetes de tecido?
Para que seja feita uma limpeza adequada, é necessário respeitar as características de cada tecido, para impedir que haja o acúmulo de sujeira nas fibras do tapete, você pode utilizar uma escova com cerdas macias, para evitar mofo, deixe-o guardado em um local arejado.
A durabilidade de um tecido pode ser extensa, quando for bem cuidado, o algodão e a seda possuem uma durabilidade menor, logo, requer menos manutenção, para lavar o tipo de tecido de tapete em casa, jamais aplique sabão em pó diretamente sobre o tapete.
É necessário manter uma limpeza regular com aspirador de pó e com uma cerda macia, os tecidos mais densos e pesados, como a lã por exemplo, podem ser lavados quando há um grande acúmulo de sujeira, a frequência de lavagem depende do tipo do tecido e do local onde é armazenado.
Melhores técnicas para lavar tapetes
Existem diversas formas de lavar tapetes, a limpeza a seco é apenas uma dessas formas, abaixo, listamos as principais formas de higienização:
1.º Lavagem à seco
Esta é uma dica que você pode fazer na sua casa, antes de colocar um tapete na máquina para lavar, respeite o que diz a etiqueta, nem todos os tapetes podem ser lavados na máquina, para fazer esta lavagem basta misturar bicarbonato de sódio e amido de milho.
Aplique a mistura sobre o tapete, aguarde alguns minutos para deixar agir, depois limpe normalmente com aspirador de pó.
2.º Vinagre
O vinagre é um excelente aliado na limpeza, é extremamente útil para carpetes e tapetes, você vai precisar de água morna, detergente neutro e vinagre branco, em um balde com água morna você deve diluir o detergente, depois coloque 3 xícaras de vinagre, aplique no local que estiver mais encardido e esfregue devagar.
Por fim, remova a mistura com um pano úmido e aguarde secar normalmente.
3.º Xixi de cachorro
Este é um dos maiores transtornos para quem tem pets em casa, para resolver este problema, apenas é necessário utilizar pulverizador, vinagre branco e papel absorvente, o vinagre é importante pois neutraliza a acidez da urina e impede a propagação de vírus e de bactérias.
Benefícios do tapete limpo
Realizar a limpeza regular dos tapetes traz muitos benefícios para a sua família, além de proporcionar mais beleza ao ambiente, também impede a propagação de doenças contagiosas, abaixo, listamos alguns benefícios que o tapete limpo pode proporcionar:
- Inibe o avanço de doenças e alergias;
- Mantém os tapetes conservados;
- Eleva o tempo de vida útil.
Utilize produtos específicos para cada tipo de tecido de tapete, evite usar produtos químicos, se houver necessidade, entre em contato com uma equipe especializada em higienização de tapetes. Nós da Quero Limpo, por exemplo, somos especialistas em limpeza de carpetes, tapetes e estofados.
Onde levar tapete para lavar?
Portanto, entre em contato conosco ainda hoje e agende uma higienização para diferentes tipos de tecido de tapete, nós da Quero Limpo somos uma equipe completa, trabalhamos apenas com materiais confiáveis e temos os melhores profissionais da cidade do Rio de Janeiro.
A Quero Limpo atende os principais bairros da cidade carioca, antes de solicitar o orçamento pedimos que você nos encaminhe a foto do móvel que será higienizado, para que possamos realizar uma análise e estipular o período necessário para a sua higienização.